ACESSOMEDICO | Notícias na área da saúde
Responsive image

Em Genebra, Ministério da Saúde do Brasil comandou evento sobre imunização infantil
Encontro reuniu lideranças de mais de 90 delegações para discutir compromissos para retomar e fortalecer a vacinação infantil e prevenir doenças
Terça-feira, 30 de maio de 2023


Reprodução

Como parte dos eventos da Assembleia Mundial da Saúde, representantes de mais de 90 delegações, parceiros e doadores se reuniram em Genebra, na Suíça, nesta quarta-feira (24), para discutir os retrocessos na imunização infantil e os compromissos necessários para reverter esse cenário, garantindo a vacinação de todas as crianças. O evento foi coliderado pela Missão Permanente do Brasil - com participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade - e a Missão Permanente da Índia, juntamente com o UNICEF, IA2030, Gavi, Fundação Bill e Melinda Gates e Fundação das Nações Unidas (UNF).

"O convite ao Brasil para coliderar o evento teve como objetivo apresentar, globalmente, os desafios e esforços do País para retomar a imunização infantil, e chamar a atenção de todos os países para a urgência de colocar essa agenda como prioridade nacional", explicou Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

Historicamente, o Brasil sempre foi um exemplo global de imunização infantil, mantendo as coberturas vacinais acima de 95% por décadas. Desde 2015, no entanto, as coberturas vêm caindo - cenário que se agravou na pandemia - fazendo com que 1,6 milhão de crianças não tenham tomado nem sequer a primeira dose da vacina contra a pólio ou da DTP (que previne contra difteria, tétano e coqueluche), entre 2019 e 2021 no Brasil. Globalmente, são 48 milhões de crianças sem nenhuma dose de vacina.

Diante da gravidade desse cenário, o evento colocou luz sobre a importância e a urgência de retomar - globalmente - a imunização infantil, e garantir políticas públicas e estratégias para essa retomada. Na mesa da abertura, estava a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, que deu as boas-vindas aos presentes e apresentou os compromissos do Brasil para reverter as quedas na imunização infantil.

"Enfrentamos diversos desafios em relação à vacinação, sobretudo as campanhas de desinformação que se proliferam pelas redes sociais, que devem ser combatidas. Retomar a confiança da população e as altas coberturas vacinais, sobretudo para as crianças, é um dos pilares da nossa gestão à frente do Ministério da Saúde. E isso depende não só das ações do governo, mas da colaboração de toda a sociedade. Vacinar é um ato de respeito à vida", reforçou a ministra.

Discursaram também Vishal Chauhan, secretário adjunto e ministro da Saúde e Bem-Estar da Índia; Seth Berkley, CEO da Gavi; e Bruce Alyward, diretor-geral assistente de Cobertura Universal de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após a abertura, ocorreu o primeiro painel, com foco em boas práticas e compromissos nacionais pela imunização infantil - com as presenças de representantes da República Democrática do Congo, Argentina, Moçambique e Filipinas. O painel foi mediado por Ephrem Tekle Lemango, chefe de Imunização do UNICEF.

O segundo painel focou em parcerias e alianças pela imunização infantil, com representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, da União Africana e do Banco Mundial - e moderação de Kate O'Brien, diretora de Imunização e Vacinas da OMS.

O evento encerrou com um chamado à ação, convidando todos os países a se engajarem pelo alcance das metas da IA2030 e pela garantia da imunização de cada criança, sem exceção.

Com informações do UNICEF Brasil

Categoria Saúde e Vigilância Sanitária
Ministério da Saúde
Foto: 
Marina Pittella/MS

Outras Notícias

O ACESSOMEDICO.com é uma marca registrada do Expidia Group.
                        Contato